domingo, 22 de novembro de 2015

CONFERÊNCIA DO PCDOB DE TARAUACÁ


Minhas palavras

 A 14° Conferência municipal do PCdoB que se realiza neste  21 de novembro de 2015, não será mera formalidade de normas estatutária, será acima de tudo, um momento para avaliar as atividades desenvolvidas pelo partido último biênio e  para atualizar a nossa orientação política e apontar o rumo e as tarefas de 2016. Ao final, vamos  eleger  a nova direção do partido que terá missão de conduzir  os grandes desafios da batalha eleitoral que se avizinha.

  Trajetória do PCdoB em Tarauacá

Antes de entrar no balanço das atividades mais recente, é importante lembrar que neste ano o PCdoB completa 30 anos de existência em Tarauacá. Qualquer avaliação honesta sobre a trajetória de três décadas dos comunistas no nosso município, mostrará um legado de grandes batalhas e também de grandes conquistas. Aqui ousamos  enfrentar preconceitos contra índios, mulheres,  pobres e jovens. O partido ergueu  bandeiras que não agradava os donos do poder político e as instituições por eles representadas. Ousamos encampar a luta pela democratização da posse da terra, pela valorização do trabalho, o combate a corrupção, a transparência administrativa, os direitos da juventude, a organização dos trabalhadores e a igualdade de oportunidades.  Essas pautas políticas e sociais conduzidas pelo PCdoB e organizações como, Sindicato dos Trabalhadores rurais, Sindicato dos trabalhadores em educação, União das associações de moradores, União Taraucaense de Mulheres, união dos povos indígenas de Tarauacá e união da juventude socialista,  confrontou - se com os interesses de grupos que concentravam o poder político na época e viam seus interesses ameaçados.

Nenhum  outro partido foi tão perseguido quanto o nosso. Mesmo assim se manteve firme e levou adiante a luta pelos direitos do povo de Tarauacá, historicamente negados. Por sua ousadia e coragem, o PCdoB foi o primeiro partido de esquerda do Acre a eleger em 1992, uma bancada de dois vereadores na câmara municipal. Vale ressaltar que a influência do Partido na construção e fortalecimento do projeto da frente popular do Acre e na primeira experiência administrativa da frente em Tarauacá.


Essa  influência conquistada por amplos seguimentos da sociedade Taraucaense , colocou no partido na condição de uma força protagonista nas disputas políticas e eleitorais no nosso município. Em 2016 completa 20 anos que o PCdoB participa de eleições municipais, encabeçando, ou fazendo composições de chapa majoritária. Isso demonstra a confiança e a representatividade que o Partido desfruta perante a sociedade progressista e consciente e mais avançada de Tarauacá.


É importante dizer que nunca foi fácil para o PCdoB,  disputar eleições, especialmente para o comando do executivo.  Historicamente, fomos o partido  mais perseguido e caluniado. Sempre que entramos numa disputa de maior destaque e importância, fomos combatidos pela mentira e o boato aterrorizante das forças conservadoras e retrógradas. No Brasil, enfrentamos quase 50 anos de vida clandestina, sem o direito de se manifestar livremente ou de participar de eleições. Essas dificuldades expressa com clareza  que  não somos um partido de ocasião, mas um partido de profundas convicções, que cumpri uma missão histórica de defender  uma sociedade justa e livre da opressão.

Governo Municipal

Atualmente, somos parte do governo de Tarauacá. Nossa vitória foi resultado de uma ampla aliança das forças democráticas e populares.   PCdoB teve um papel fundamental: Elegemos o vice-prefeito numa composição com o Partido dos trabalhadores e uma bancada de três vereadores na câmara municipal.

 Assumimos governo numa situação de desorganização, dívidas astronômicas , inadimplências e irregularidades. No início todo esforço foi concentrado no sentido de regularizar toda  herança ruim deixada. Mesmo enfrentando uma quadro completamente adverso ,2013 foi um ano marcado por tomadas de medidas moralizadora e conquista de políticas sociais. Iniciamos 2014 numa situação bem mais confortável com destaques para ampliação de serviços e obras de infra-estrutura. Infelizmente, neste mesmo ano, enfrentamos as maiores alagações maiores da história de Tarauacá, que durou mais de quatro meses, causando a destruição de ruas , casas e sérios  prejuízos econômicos e sociais. Após a tragédia, o maior esforço foi concentrado para reconstrução da cidade. Começamos 2015 sofrendo com os reflexos da crise econômica e política que se instalou no país, situação  que inibiu fortemente a capacidade de investimento e ampliação dos serviços públicos.

Com todo o quadro adverso, o governo municipal sobre o comando do prefeito Rodrigo, alcançou imensas conquistas sociais e políticas, marcando um novo tempo e uma nova perspectiva de construção de uma Tarauacá mais desenvolvida e com melhor qualidade de vida. O PCdoB empenhou se como pode para ajudar no desenvolvimento das políticas sociais e da gestão do governo. Diretamente, nas secretarias de saúde, obras, cultura e esporte.

 PCdoB defende, o governo, reconhece as conquistas e nunca vacilou  diante das dificuldades. Essa posição do partido as vezes é confundida por quem ver e faz política de acordo com  as circunstancias. O que nos move é a causa e não a conveniência momentânea. Temos lado, e por isso também autonomia para fazer a critica e a autocrítica. Do modo que apoiamos e reconhecemos as conquistas e os avanços, reconhecemos também os erros e a necessidade de ajustes e correções que são  necessárias para estabelecer maior eficiência administrativa, fortalecer a confiança e  relação com a sociedade, sobre tudo, com os trabalhadores do serviço público, o setor produtivo e os movimentos sociais organizados e com as forças políticas comprometidas.  Tais medidas, precisam também sinalizar com maior clareza, a nossa opção de governança para atender as demandas da população mais humilde

O PCdoB no presente, orienta sua militância no sentido trabalhar pela unidade da frente popular, pela ampliação das conquistas sociais alcançadas e pelo  êxito do governo do prefeito Rodrigo. Apresentado ou não candidato a prefeito em 2016,  para nosso partido é uma necessidade imperiosa, crescer ainda mais sua influencia para em 2016,  compor chapa majoritária e apresentar uma forte chapa de candidatos a vereadores. Tarauacá é um município onde a disputa política  é feita de forma muita acirrada entre as forças democráticas/populares e as forças conservadoras. A conjuntura atual nos impõe grandes responsabilidades para não permitir retrocesso.      Daí a importância das orientações e diretrizes aprovadas na 14° conferência e do seu cumprimento pelos nossos filiados e militantes. cumpri também, á  abertura do Partido á novas filiações de mulheres e homens de bem que queiram tomar partido na batalha eleitoral e na defesa de um Tarauacá para todos seus habitantes .











Nenhum comentário:

Postar um comentário