quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SONHO NÃO ENVELHECE



Hoje tive a felicidade e me encontrar com o Antonio Silva, primeiro presidente da associação dos moradores do Bairro Ipepaconha. Ajudei fundar a associação em 1985, juntamente com os Maristas Moisés Diniz e Edvaldo Magalhões  Foi no Ipepaconha que, tremendo como uma “Vara verde” fiz meu primeiro discurso em publico.

Meses depois, fui convidar os moradores para vir a prefeitura cobrar do prefeito apoio para fiscalizar os comércios para evitar aumento das mercadorias. Sarney havia lançando um plano econômico congelando os preços e conclamava todos os Brasileiros para serem seus fiscais. A reunião resultou na minha primeira prisão politica. Fiquei uma noite e um dia preso numa cela. Acusação: Desacato a autoridade.

Durante muitos anos fui ao Ipepaconha no período do dia e da noite enfrentando o atoleiro. Foram muitas reuniões e mobilizações para cobrar da prefeitura, energia, água e pavimentação.

Nas reuniões sempre estavam presentes, o Antônio Silva, o Paraense, a Benedita, o Zé Rodrigues, a Tereza e o Raimundo Arcanjo. Parecia uma luta inglória, nunca éramos ouvidos. Mais grave: Nunca a prefeitura realizou serviços de melhoria no bairro. Até um conjunto habitacional que foi iniciado, nunca foi concluído. Tempos depois as casas foram arrancadas e doadas em troca de favores  políticos eleitorais.

Sem esperança na prefeitura, apelamos para o governo do estado.  Somente em 2001, conseguimos a primeira vitória. O governador Jorge Viana  decidiu leva a energia elétrica e fazer um serviço de aterro para melhorar o acesso. Hoje me encontrei com o passado e vivi  o presente.  O  Ipepaconha está feliz. O governador Tião Viana acabou de pavimentar todo o bairro.

Hoje   Encontrei o Antônio Silva, A Benedita e conversamos sobre os  velhos tempos de sacrifício e brindamos com alegria o presente.  Lembramo-nos do Paraense, e do Zé Rodrigues.  Eles já não estão entre nós, partiram para outra vida.   Certamente lá onde estão, ouviram a nossa conversa e vão dormir sonhando com a felicidade dos seus filhos e de seus amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário