sexta-feira, 6 de abril de 2012

O DESAFIO DE FAZER

Atendendo pedido dos ribeirinhos do Rio Murú, o governo estado e a Seaprof decidiram aceitar o grandioso desafio de levar o programa de piscicultura para os altos Rios, região onde nunca na história de Tarauacá, apareceu um trator.

Os serviços foram iniciados no final de fevereiro no seringal Cardoso. Quando os primeiros açudes foram inaugurados, sentimos alegria e felicidade da população, mas ao mesmo tempo percebemos que desafio de fazer açudes na região é muito maior que se pensava.

Deslocar trator de uma propriedade pra outra num período de muita chuva, tendo que ficar condicionado as enchentes e vazantes do Rio, subindo e descendo barrancos, estivando solo para abrir caminhos. Todo cuidado para a maquina não atolar, é o desafio de todo dia

Depois de mais um mês de trabalho, não foi possível evitar vários incidentes. Primeiro, o trator desabou de cima de um morro e caiu dentro de uma grota. Levou cinco dias pra ser resgatado. Segundo, atolou na travessia de um córrego, mais três dias de luta. Por ultimo, desbabou de cima do Barrando e caiu dentro rio Murú. Neste ultimo incidente foi preciso mobilizar balsa, rebocador, maquinas e gente para fazer a mais difícil e complicada operação de resgate.

Fazendo um balanço do primeiro mês de trabalho concluímos 10 açudes, mas apreendemos que, fazer açudes nos altos rios, em um período invernoso, é mais que um desafio, é uma verdadeira operação de guerra. É muito difícil, mas é também uma grande aspiração e necessidade alimentar dos moradores que habitam as margens dos Rios. Quando um açude é concluído as pessoas comemoram, falam de sonhos- e melhor, de sonhos realizados, de certeza de uma vida mais farta e próspera.

Se sonhos estão sendo realizados, o desafio de realizar mais, não para. O trabalho vai continuar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário