quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ministério libera projeto dos barcos solares


Ministro da Integração aprova detalhamento do projeto proposto por Tião Viana para transporte e geração de energia para regiões isoladas
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aprovou o projeto de construção dos barcos movidos a energia solar - ou ecobarcos -, que o governador Tião Viana pretende implantar no Acre (Foto:Romerito Aquino)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aprovou o projeto de construção dos barcos movidos a energia solar - ou ecobarcos -, que o governador Tião Viana pretende implantar no Acre (Foto:Romerito Aquino)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aprovou o projeto de construção dos barcos movidos a energia solar - ou ecobarcos -, que o governador Tião Viana pretende implantar no Acre (Foto:Romerito Aquino)

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aprovou o projeto de construção dos barcos movidos a energia solar - ou ecobarcos -, que o governador Tião Viana pretende implantar no Acre para modernizar e agilizar o transporte para todas as comunidades isoladas do Estado.

Chamado de “Acre Conexões Inteligentes”, o projeto conta com a construção de ecoportos, que, além de abastecerem os barcos, também vão gerar energia e comunicação (internet e telefonia) em favor das comunidades isoladas dos pequenos municípios e de outras localidades do Estado.

Conforme o governador Tião Viana manifestou no mês passado ao ministro Fernando Bezerra, o governo pretende adquirir inicialmente oito ecobarcos para o Estado, com capacidade de 20 passageiros cada, que serão servidos por 16 ecoportos a serem instalados em oito rotas para atender todas as comunidades isoladas do Estado.

O detalhamento do projeto de Conexões Inteligentes foi apresentado ao ministro em seu gabinete, em Brasília, pelo diretor-presidente da empresa Estaleiro E-Boat, Robson Oliveira, que detalhou os custos e a tecnologia que será usada para construir os ecobarcos e os ecoportos. Na apresentação do projeto, o governo acreano foi representado por Carlos Rebello, coordenador do Escritório de Representação do Acre na capital federal.

A tecnologia dos equipamentos é de origem australiana, mas o empresário Robson Oliveira garantiu ao ministro que eles podem ser construídos em Recife (PE), já dispondo de 80% de componentes nacionais, podendo alcançar cem por cento no decorrer de um período máximo de dois anos, com transferência total da tecnologia para o Brasil, que é o que mais interessa hoje ao país quando importa máquinas e equipamentos, conforme assinalou o ministro.

Segundo o construtor, cada ecobarco deve custar em torno de R$ 160 mil, investimento que será compensado em oito meses a partir da economia que os barcos terão sem usar o óleo diesel, cujo consumo por dia na Amazônia é da ordem de 25 litros de diesel, gerando uma despesa anual da ordem de R$ 200 mil.

Redução no consumo de óleo diesel

Caso o projeto dos ecobarcos seja expandido para outras localidades da Amazônia, eles podem implicar uma redução, nos próximos 10 anos, de 50% a 60% dos gastos com óleo diesel, cujo consumo na região gera atualmente gastos da ordem de R$ 3 bilhões por ano.

Essa economia, segundo Oliveira, já foi alcançada pelos ecobarcos, que há cinco anos vêm sendo construídos e se encontram em operação na China, na Austrália e em Hong Kong.

Detalhado ao ministro da Integração, que se disse “impressionado” com a sua eficiência, o projeto “Acre Conexões Inteligentes” prevê a implantação de sistemas de energia renovável com alta eficiência e baixo custo, que podem viabilizar, ao mesmo tempo, a comunicação, o transporte e o abastecimento energético de todas as localidades isoladas do Estado.

Por suas características de baixo impacto ambiental e alto alcance social, o projeto dos ecobarcos deve se transformar numa excelente proposta de transporte para a região. Um dos objetivos do projeto apresentado pelo governador Tião Viana ao ministro da Integração é dotar a região amazônica de um modelo de transporte e produção de energia que seja exemplo para o Brasil e o mundo, melhorando as condições de desenvolvimento regional, oferecendo uma boa infraestrutura de transporte fluvial, reduzindo a poluição dos rios e diminuindo os acidentes na navegação. Agencia de noticias

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