domingo, 18 de dezembro de 2011

MAQUINAS ASSASSINAS DEIXAM O IRAQUE

Comboio do Exército dos EUA deixa Iraque

Comboio do Exército dos EUA deixa fronteira do Iraque, neste domingo (18)


A coluna com mais de 100 carros blindados finalizou a retirada nas primeiras horas da madrugada, quando depois da passagem do último veículo se fechou a cerca que marca os limites entre esta nação mesopotâmica e o pequeno emirado do petróleo.

Enquanto o canal estatal Al-Iraqiya mostrava imagens da retirada, outros meios governamentais iraquianos mostraram as expressões de júbilo da imensa maioria dos cidadãos, alguns dos quais aludiram a este domingo como "dia da verdadeira libertação".

A maior parte dos soldados estava destacada na terceira brigada da Primeira Divisão de Infantaria e atravessou a estrada do deserto meridional em meio a uma vigilância atenta e grande sigilo, aparentemente por temer a algum atentado.

O despacho das tropas do Iraque, onde o Pentágono mobilizou quase 170 mil efetivos em 505 bases militares, se concretizou após três atos oficiais para encerrar uma ocupação que custou a Washington quase um bilhão de dólares, segundo dados oficiais.

Há alguns dias, o presidente estadunidense, Barack Obama, recebeu centenas de soldados que regressaram do Iraque e Fort Bragg e elogiou o que chamou de "sacrifícios extraordinários", depois da cerimônia de retirada da bandeira em uma base militar de Bagdá.

O ato, que marcou o fim oficial da ocupação, esteve encabeçado pelo secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, que igualmente aludiu ao "alto preço em sangue e recursos" que significou para a Casa Branca a invasão, iniciada em março de 2003. Com Agencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário