quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Plantando o futuro

Hoje, em nome da Seaprof e do governo estado, juntos nossos tecnicos, fui conversar com os moradores a comunidade indigena 27. A visita foi para fazer uma troca de informações e nos colocarmos a disposição para buscar alternativas de produção que garanta segurança alimentar a comunidade e condições e comercialização.

Antes de começar a conversa, num ato simbolico de compromisso, fui convidado pelo agente agloflorestal comunitário para plantar uma Andiroba. Eles me garatiram que vão culivar com todo cuidado e eu vou ter que voltar sempre para visita-la.

O uso mais difundido da andiroba é como repelente de mosquitos. Estudos comprovam que velas feitas com o óleo de andiroba são eficazes inclusive para espantar o mosquito da dengue. Os índios espalham o óleo no corpo como uma forma de repelente natural.

Além disso, os povos da amazônia preparam um chá feito com a casca da árvore para diminuir a febre e também como vermífugo.

Outros usos da andiroba que estão sendo estudados ou utilizados pelos povos nativos são:

  • cicatrizante
  • tratamentos de inflamações da pele
  • reumatismo
  • diurético
  • depressão
  • A indústria dos cosméticos também vem utilizando a andiroba na fabricação de shampoos e condicionadores, como um agente que deixa os cabelos sedosos e brilhantes. E muito comum também encontrar sabonetes feitos com óleo de andiroba devido às suas inúmeras propriedades benéficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário