domingo, 23 de outubro de 2011

Mais uma derrota da direita!

A votação nas eleições da Argentina terminou neste domingo (23), confirmando a expectativa de reeleição sem surpresas, e sem necessidade de segundo turno, da presidente Cristina Kirchner.

Cristina deve ter 55% dos votos, segundo uma pesquisa de boca de urna encomendada pelo próprio governo e feita com 30 mil pessoas. Pesquisas divulgdas pelas TVs deram resultados semelhantes.

Milhares de seguidores da presidente tomaram as ruas da capital, Buenos Aires, já comemorando a vitória.

Cristina votou às 11h47 (12h47 em Brasília) em Río Gallegos, seu reduto eleitoral na província de Santa Cruz. Muito emocionada, Cristina elogiou as inéditas eleições primárias realizadas no país, em agosto, que deu a ela ampla vantagem em relação aos concorrentes.

Eleitores de Cristina Kirchner celebram sua provável vitória, neste domingo (23), na Praça de Maio (Foto: AFP)Eleitores de Cristina Kirchner celebram sua provável vitória, neste domingo (23), na Praça de Maio (Foto: AFP)

“Estamos culminando um processo político que começou com as primárias, que acredito que vai ser fundante porque combina com nossos sistema eleitoral e vai abrir mais para a participação de todos os partidos”, disse.

Cristina, que durante o mandato enfrentou uma crise com jornais críticos ao governo, elogiou os meios audiovisuais, que segundo ela têm um “papel preponderante” no processo eleitoral e lembrou que, desde 1983, com o fim da ditadura no país, os jovens podem votar livremente.

Em um entrevista interrompida várias vezes para cumprimentar e beijar militantes, transmitida pelas TVs argentinas, a presidente voltou a lembrar do marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, cuja morte completa um ano. Do blog com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário