sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A PAZ DO IMPÉRIO

A capital da Líbia, Trípoli, sofre nesta sexta-feira (19) intensos bombardeios aéreos das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), enquanto a oposição armada avança em uma ofensiva terrestre, segundo as agências internacionais. O avanço terrestre da oposição não foi confirmado pelo governo líbio.

Densas colunas de fumaça se levantam na zona de Bab el Aziziya, onde está a residência do líder líbio Muamar Kadafi.

Os bombardeios ocorrem durante o mês sagrado do Ramadã, quando os muçulmanos se dedicam do nascer ao pôr do sol ao jejum e às orações.

Zawiya, uma disputada cidade a 50 quilômetros a oeste da capital, também sofre os efeitos dos bombardeios com alto poder destrutivo que a aliança atlântica realiza no país do norte da África há mais de cinco meses.

Tropas leais ao governo enfrentam as forças da oposição armada assessoradas por especialistas ocidentais, sem que esteja claro se algum dos lados tem o controle efetivo da região de Zawija.

Desde meados da semana porta-vozes do autodenominado Conselho Nacional de Transição (CNT) anunciam que fizeram importantes conquistas territoriais nas zonas de Bazh, Gananat e Ahamada, assim como em Zlitane, mas os porta-vozes oficiais líbios os desmentiram.

Igualmente, os porta-vozes do CNT anunciam que apertam o cerco sobre Trípoli, enquanto funcionários estadunidenses afirmaram que "os dias de Kadafi estão contados".

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário