sexta-feira, 1 de julho de 2011

SERINGUERIRO É UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO?

O jovem Raimundo Pereira é seringueiro no seringal Monte Belo, uma região central localizada entre o RIO Murú e o Rio Envira. Raimundo tem 23 anos, 3 filho. Ele diz que para cortar seringa tem que ter muita opinião, quer dizer coragem, para levantar todo dia as quatro horas da manha e chegar em casa as cinco da tarde.

Raimundo é o maior produtor de borracha do tipo FDL- folha liquida defumada do município. Segundo pereira a borracha ainda é um meio de sobrevivência na floresta melhor que a agricultura. "Nós moramos muito longe, não temos transporte, cortar seringa da mais resultado que plantar milho e mandioca. Nós vendemos o quilo por 5,20 e tem mês que faço mais de 200 quilos.

O seringueiro Reclama a falta de apoio do município. Segundo Raimundo que participou de um encontro em Assis Brasil, lá o seringueiro recebe 7,70 por quilo de borracha, isso porque a prefeitura da incentivo, subsidiando o produto. Ele diz ainda que em Tarauacá não sabe dizer o que faz a prefeitura. "Na região onde eu moro tem uma escola que foi construída pelo governo do estado a quase duas horas de distancia. Raimundo Acredita que com um pouco de incentivo, os trabalhadores da floresta poderiam viver melhor, diz o jovem seringueiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário