terça-feira, 17 de maio de 2011

INSTITUTO CHICO MENDES?


Leio nos jornais de hoje que seringueiros e Produtores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá, na região do Jordão, no Acre, estão denunciando truculência de fiscais do Instituto Chico Mendes. Segundo os denunciantes os fiscais armados, agem espalhando terror nas famílias que vivem numa região extremamente isolada e desprovidas de assistência. Não sou daqueles que acredito em tudo que jornal noticia, entretanto pela gravidade das denuncias não posso deixar de me manifestar.

As primeiras conversas para criação da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá, que tem como centro referencial o seringal Alagoas, tiveram inicio em 1988, quando Chico Mendes esteve em Tarauacá, reunindo seringueiros com a intenção de criar uma reserva extrativista na região. Na época, Alem de ter feito a sugestão do seringal alagoas como ponto de referencia, decidi abraçar a causa e coordenei todos processos para legitimar a criação da reserva.

Quais foram os passos? Fazer reuniões para esclarecer a população sobre a importância da reserva, fazer abaixo assinado dos moradores para formalizar o pedido, articular e aprovar requerimentos das câmaras de vereadores de Tarauacá e Jordão, assim como a assinatura dos prefeitos dos respectivos municípios, manifestando concordância para iniciar o processo análise técnica pelo governo federal.

O trabalho levou mais de cinco anos até a decretação de criação da reserva. Depois que ela foi criada, apareceu outras pessoas assumindo a paternidade da conquista e ninguém me convidou para comemorar a vitória. Bom, mas isso não me interessa ,o que desejo é que todos que sairam do regime de servidão do Barracão, possam viver com dignidade. Parece que isso não está acontecendo.

O Instituto Chico Mendes foi criado pela lei 11.516, de 28 de agosto de 2007, a gestão da então ministra do meio ambiente Marina Silva com o objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social. Se é verdade que Inverteram o objetivo para a promoção de praticas truculentas contra os sofridos homens da floresta, Façam um favor: Digam que são opressores e não levem o nome do homem que foi o arquiteto da criação da reserva com o objetivo de fazer do lugar um território de homens livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário