segunda-feira, 9 de maio de 2011

Grito da Terra Brasil 2011: Contag inicia negociações com governo

A partir desta segunda-feira (9), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) começa as negociações com o governo federal da pauta do Grito da Terra Brasil 2011, que acontece de 16 a 20 de maio. Com 200 pontos, o documento está organizado em nove eixos que preveem ações emergenciais de combate à pobreza rural e à desigualdade de gênero e de fomento à geração de renda e à sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A reunião de abertura das negociações aconteceu às 10 horas, no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com as presenças dos ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República e Afonso Forense, do MDA. “Esperamos dar continuidade ao processo de diálogo iniciado no governo do ex-presidente Lula com o movimento sindical dos trabalhadores rurais (MSTTR)” acredita o presidente da Contag, Alberto Broch.

Nesta terça-feira (10), está prevista audiência, às 10h30 com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na quarta-feira (11), os negociadores da Contag se dividem em dois grupos. Às 11 horas, haverá reunião com o chefe da Assessoria Especial do Ministro de Estado da Casa Civil, Brani Kontic e também com o ministro da Educação, Fernando Haddad; às 14 horas, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; às 15 horas com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves e às 16 horas com o ministro das Cidades, Mário Negromonte. E na quinta-feira (12), a audiência será com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, às 15horas .

O Grito da Terra Brasil (GTB) é o principal evento da agenda do movimento sindical do campo, reunindo anualmente milhares de trabalhadores rurais de todo o País em Brasília. A manifestação promovida pela Contag e apoiada pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) pode ser considerada como data-base dos trabalhadores rurais brasileiros.

Conquistas importantes

O primeiro Grito da Terra Brasil foi organizado em 1995 e teve como saldo imediato a criação de uma linha de crédito no valor de R$1,5 milhão para a agricultura familiar. Desde então as Fetags também promovem os Gritos da Terra Estaduais, que negociam com os governos locais a pauta de reivindicações da categoria.

As 16 edições anteriores do Grito da Terra renderam importantes conquistas para os trabalhadores rurais, como a criação e o aumento sucessivo dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); a desapropriação de áreas que já beneficiaram mais de centenas de milhares de famílias; a concessão de benefícios previdenciários rurais represados no INSS e a melhoria das condições de trabalho dos assalariados rurais.

A manifestação também é importante instrumento para implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), desde sua formulação e após sua aprovação, em 1998.

Fonte: Contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário