quinta-feira, 26 de maio de 2011

A FLOR PROMETIDA

Hoje fiquei muito feliz ao saber o que a escola Djalma da Cunha Batista, selecionou os novos 10 melhores alunos da escola que serão contemplados com ano de estágio remunerado, através do PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO, criado através de um projeto de Lei de minha autoria.

Quando estive exercendo a função legislativa, alem de fiscalizar a aplicação do dinheiro publico, em nenhum momento deixei exercer as prerrogativas do cargo, em especial a de legislar para o interesse comum.

Foram dezenas de projetos de Leis apresentados para apreciação do poder legislativo e do poder executivo. Muitos não chegaram se quer para apreciação do plenário, foram barrados nas comissões. Outros só chegavam ao plenário e também foram rejeitados, mas a grande maioria forma vetados pelo executivo.


Aqui faço referencias a dois projetos importantes,um a provado e um rejeitado. Projeto de Lei aprovado, que modificou o regimento interno da câmara, alterando o horário das sessões da noite para o dia de a quantidade de sessões semanais de uma para duas. Foi uma dura luta, a maiorias dos vereadores achavam que duas sessões por semana era trabalho demais- e pior, durante o dia atrapalhava seus negócios extra câmara. Projeto de Lei rejeitado, que criava instituia a poupança escolar,uma espécie de programa de renda mínima para os estudantes carentes de primeira a oitava serie, sem reprovação.

A iniciativa e motivação para apresentação do PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO, partiu de um sentimento de amor e ao mesmo tempo,de indignação. O amor: Defesa da justiça, o direito a igualdade de oportunidade, a valorização da competência. A indignação: Combate a injustiça, a utilização da influencia e bajulação para beneficiar com o dinheiro publico as chamadas panelihnas”.

Na época, era comum, vereadores e prefeitos reuniam-se na calada da noite para conceder Bolsas de estudos para os filhos de seus amigos. Mais grave, aprovavam de "leis" direcionando os beneficiários sem que precisassem se submeter a nenhum teste de avaliação. Às vezes quando eu ia escola de ensino médio e via uma multidão de rostos jovens, filhos de trabalhadores, me batia um sentimento de preocupação. Eu ouvia muitos estudantes falar que não que não valia apena estudar. Eles se referiam a falta de critérios justos para ingressar no mercado de trabalho ou conseguir uma bolsa de estudo.

Dessa preocupação surgiu a idéia de apresentar um projeto de lei criando o PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO. Foi um luta muito difícil para conseguir aprová-lo. Estudantes foram mobilizados no dia na votação pressionar vereadores que não simpatizavam o projeto. Vencemos. Hoje já são 90 estudantes beneficiados por mérito. É um pouco de esperança para nossos jovens que acreditam ser possível vencer. É uma flor prometida.

Parabéns Maria Angélica, Antonio Taison,Veluma Bezerra, Jéssica Albuquerque, Mateus Torquato, Venylle Frota,Yuly Lauane e todos nossos bons estudantes. vocês são tesouros de Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário