domingo, 27 de março de 2011

O PCdoB diante da crise política em Tarauacá

Em ato realizado na câmara de vereadores para comemorar 89 anos de fundação do PCdoB no Brasil e 26 anos em Tarauacá com mais 300 filiados, vários partidos e lideranças políticas que lá estiveram para homenagear nosso partido, aproveitamos a data para fazer uma breve avaliação da crise política que se instalou no governo municipal.

Na ocasião fiz o seguinte pronunciamento. “Todos os anos comemoramos o aniversário do partido, neste ano, a comemoração acontece exatamente no momento em que Tarauacá enfrenta a maior crise política de sua história. Para o PCdoB, o momento nao cabe comemoração, tristeza ou omissão diante dos acontecimentos. O momento é de salidariedade ao povo de Taraucá, que não merece a situação que está atravessando.

Lembrei que em durante 26 de existência em Tarauacá, somente num curto período de 3 anos tivemos a oportunidade de ajudar a governar o município numa aliança com o PT,(1997 a 1999) na primeira vitória eleitoral das forças populares. Vitória que resultou em grande progresso social e que o povo guarda boas lembranças.

Durante mais de duas décadas o PCdoB atuou na oposição, enfrentando todo tipo de adversidade, mas sem perder de vista seus objetivos, de construção de uma sociedade mais justa, com direitos e oportunidades iguais para todos. Nas ultimas três eleições apresentamos candidatos a prefeito, apresentando Projetos alternativos e Travando duras batalhas.

Na ultima eleição (2008) polarizamos com as forças do atraso, mais uma vez, apresentamos uma proposta voltada para a ampliação da democracia, transparência administrativa e o enfrentamento as desigualdades sociais, alicerçada numa ampla união de partidos e organizações populares. "Venceu" as forças do atraso que hoje envergonham os Taraucaenses e Acreanos.

No atual contexto de uma crise que ainda não temos a exata dimensão dos seus desdobramentos, Conclamamos todos os partidos comprometidos e interessados em mudar a política nefasta da corrupção que empobrece, sacrifica e apequena nosso município, para uma ampla união em defesa dos interesses mais elevados de Tarauacá.

Não temos ilusões que a cassação de vando Torquato vai resolver os graves problemas sociais que enfrentamos. A mudança que Tarauacá precisa, não vai ser alcançada apenas numa troca de pessoa ou de partido, muda com mudança de mentalidade e de compromisso.

O PCdoB pensa muito além de um disputa eleitoral, defende e luta por um programa novo, democrático e representativo de novas forças e seguimentos sociais. Como disse o Empresário César Melo no ato comemorativo, "o PCdoB em Tarauacá é o hoje um partido maduro e preparado para vencer grandes desafios".

O PCdoB defende um Novo Plano de Desenvolvimento com a realização de profundas reformas democratize os bens materiais e valorize a vida humana, com políticas estruturantes de saúde, educação, cultura, moradia, saneamento, forte investimento na produção e valorização do trabalho. Desde já está aberta a discursão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário