quinta-feira, 30 de abril de 2009

FOTO DO DIA

REBELIÃO POPULAR

1991
Trabalhadores Rurais de Tarauacá invadem a delegacia de policia e resgatam da cela 3, 17 pêlas de borrachas apreendidas pela delegada de policia, Nélida Argemon em conluio com um seringalista arrendatário.

Um aviso para PT



Conta o jornal Correio Braziliense na edição de hoje que, o governador de São Paulo, José Serra, tem dedicado algumas horas a estudar como foi a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Dia desses, conversou com integrantes da equipe do presidente americano para obter detalhes de como se deu a mobilização de eleitores pela internet.

A ideia do tucano é usar toda a parafernália disponível, Twitter, Facebook, blogs, como Obama fez. Os especialistas em campanha nacionais e estrangeiros foram unânimes em afirmar à época da campanha que um dos segredos dos democratas foi a internet, inclusive no que se refere à arrecadação de recursos.

E, como no PSDB, a imagem da modernidade hoje está mais para o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Serra pensa superar o colega nesse quesito mirando-se em Obama. Ninguém duvida que Aécio e Serra estarão juntos em 2010. Mas, até que a prévia diga quem será o candidato, é cada um por si com todo o cuidado para não deixar desandar o caldo da unidade.

Por: Helena™ .Blog amigos do presidente

quarta-feira, 29 de abril de 2009

GRIPE DE NEPOTISMO

Enquanto o mundo está em pânico e procura se proteger da ameaça da gripe suína, em Tarauacá, quem olhar relação dos cargos de confiança da prefeitura, enviada a Câmara de vereadores, tem que tapar o nariz para se proteger do fedor de fisiologismo e nepotismo explicito. quem observar mais atentamente os nomes dos agraciados, vai ter a impressão que o critério principal adotado para escolha, é ter laços familiares com o prefeito e vereadores.

O mais trágico é a afinidade de alguns secretários e assessores com a função que ocupam. A moralidade e a impessoalidade são dois princípios da administração publica. Na administração de Tarauacá esses preceitos são desconhecidos. Leia mais no Blog do Accioly

FOTO DO DIA


BRASILIA-1991
CONGRESSO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA
NA FOTO, EU E JUREZ LEITÃO - PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE FEIJÓ

terça-feira, 28 de abril de 2009

FOTO DO DIA


1988. Congresso da Famac- Federação das Associações de Moradores do Acre
EU, PROFESSORA MARINA SILVA E FÁBIO VAZ
Presidente Lula e governador Binho Marques seguem para Cruzeiro do Sul

No município eles inauguram terminal de passageiros do aeroporto e assinam ordem de serviço para a construção da ponte sobre o rio Juruá

Depois de assinar atos institucionais que celebram parcerias técnicas nas áreas de educação, saúde, energia, caracterização, gestão e manejo de recursos naturais e de fomento ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, o presidente Lula seguiu para Cruzeiro do Sul onde inaugura terminal de passageiros do aeroporto do município e assina ordem de serviço, junto com o governador Binho Marques, para construção da ponte sobre o rio Juruá.

As obras do novo aeroporto de Cruzeiro do Sul, que terá capacidade para atender 300 mil passageiros por ano, foram concluídas antes do tempo previsto e envolveu recursos da Infraero e do Governo do Estado na ordem de R$ 29 milhões. Já a construção da ponte sobre o rio Juruá faz parte da terceira frente de obras da BR 364 que inclui ainda as sobre os rios Purus, Tarauacá, Envira e Diabinho. Com 550 metros e orçamento de R$ 121 milhões, a ponte tem no projeto original a pavimentação de uma variante, estrada que liga a ponte à BR 364 totalizando 11,4 quilômetros.

O presidente Lula retorna hoje para Brasília

Agencia de Noticias do Acre

UM BRASILEIRO PARA SER LEMBRADO

Marina Silva

Neste ano o Brasil comemora o centenário do nascimento de Dom Helder Câmara. Comemora? Nem tanto, pois a melhor comemoração seria o conhecimento das novas gerações sobre a obra humana e política deste homem franzino, bem humorado, doce, gentil e firme, que fez enorme diferença na história do país, durante os anos da ditadura. E muitos jovens sequer ouviram falar dele. Esta é minha colaboração para que se interessem e busquem saber mais sobre a vida e o pensamento de um brasileiro que, mesmo não estando mais entre nós, ainda pode nos inspirar.

Dom Hélder lutou pela justiça, pelo retorno das liberdades democráticas e, principalmente, pela solidariedade ativa com os pobres e oprimidos. Foi perseguido e, depois do AI-5, até mesmo seu nome não podia ser citado nos meios de comunicação. Acusavam-no de comunista e lhe deram o apelido de "Arcebispo Vermelho", ao que ele tranquilamente respondeu: "Se eu dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de comunista." Ele pregava que a pobreza não resulta da indolência, mas de estruturas injustas. Costumava dizer que não se pode acusar quem tem sede de justiça: "no Nordeste, Jesus Cristo se chama José".

O que ele fez, na verdade, foi assumir radicalmente o que considerava sua missão como cristão. Foi um dos mais importante líderes religiosos brasileiros. Seu lema era a opção preferencial pelos pobres, uma das resoluções do Concílio Vaticano II (1962/1965), que renovou as práticas da Igreja Católica e abriu as portas para a intervenção social de padres e fiéis.

Nomeado arcebispo de Olinda e Recife, em abril de 1964, Dom Helder passou a ser malvisto pelo regime militar, por suas denúncias de violação de direitos humanos e pelo seu trabalho com movimentos populares. Criou as famosas Comunidades Eclesiais de Base, das quais tenho muito orgulho de ter feito parte e de ter iniciado minha participação política dentro delas, ao lado de pessoas como o Bispo Dom Moacyr Grecchi, que é referência para toda a Amazônia, como sinônimo de luta pela democracia, pela liberdade e pelos direitos humanos.

Por sua postura e prestígio internacional, Dom Hélder foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, no início dos anos 70, e o então presidente Médici chegou ao cúmulo de mover campanha de bastidores contra a sua candidatura, mobilizando a diplomacia brasileira para promover um boicote junto ao governo da Noruega.

Mas por que era tão odiado e perseguido? Porque nunca permitiu que o calassem e sempre tomou atitudes desafiadoras e criativas. Em maio de 1969, um de seus principais assessores, Padre Henrique, foi sequestrado, torturado e assassinado. No dia seguinte, Dom Hélder reuniu dez padres e outras dez mil pessoas para acompanhar o cortejo até o cemitério, a quase 15 quilômetros de distância, no outro extremo da cidade de Recife.

Cristóvam Buarque certa vez o chamou de "santo rebelde". Santo porque levava conforto e carinho aos mais miseráveis; e rebelde porque, ao mesmo tempo, gritava contra as injustiças e queria fazer uma revolução que erradicasse os males da pobreza. Diferentemente de outros santos, ele não se conformava apenas em ajudar aos pobres, e diferentemente de outros rebeldes, cuidava dos necessitados enquanto a revolução não vinha.

Dom Hélder foi uma pessoa que sempre me emocionou. Apesar de ter formado meu pensamento social com influências marxista e socialista, o que mais me encantou, e que constitui a base da minha ideologia, é o Cristianismo. Na Bíblia, encontrei respostas para a necessidade de lutar pela justiça, para repreender a ganância dos poderosos. E Dom Hélder, acima de diferenças de credo religioso, foi um exemplo, um estímulo e uma demonstração do caráter revolucionário do cristianismo, quando o entendemos como um guia para agir no mundo. Segundo ele, "o verdadeiro cristianismo rejeita a ideia de que uns nascem pobres e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus."

Ele viveu a misericórdia e o amor exatamente como Cristo disse: "Quando estava preso, tu me visitaste". E ele visitou muitos presos nas prisões da ditadura. "Quando estava faminto, tu me alimentaste". E ele alimentou muitas crianças famintas do Nordeste e por onde passou. E disse mais ainda: "Quando sentia frio, tu me acolheste; quando faltou a verdade, tu me disseste a verdade." E aí alguém perguntou: "Mas quando, Senhor, nós te fizemos isso?" E Jesus respondeu: "Sempre que fizestes a estes pequeninos, ao mais insignificante deles, a mim o fizestes."

Todas as pessoas que estão além do seu tempo passam a ser maiores do que foram no seu tempo, porque cada um de nós, de certa forma, as traz impressas nos seus sonhos e ideais. Dom Hélder tinha esperança de encontrar enormes surpresas na outra vida: "vamos descobrir, um dia, que Deus é muito mais humano que os homens."

Quando morreu, em 1999, o povo pernambucano acompanhou a pé o seu caixão, por duas horas, até o local do enterro, em Olinda. Foi homenageado no mundo inteiro, por personalidades e líderes políticos, que o chamaram de sábio e de grande humanista. Mas a frase a seu respeito de que mais gostava era uma que lhe disse um menino de Olinda, após assistir o filme ET: "ele é feio e bonzinho, assim como o senhor".

◙ Marina Silva é professora secundária de História, senadora pelo PT do Acre, ex-ministra do Meio Ambiente e colunista da Terra Magazine.

BATINAS AVOROÇADAS COM O BISPO REPRODUTOR

por Carlos Pompe*

“Às vezes, quero crer, mas não consigo. É tudo uma total insensatez”, cantavam Vinícius de Moraes e Toquinho numa de suas obras de sucesso. A constatação vem à mente neste momento em que saem à luz mulheres que afirmam ter filhos com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, gerados quando ele, para todos os efeitos, era um virgem bispo e sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.

Uma de suas ex-concubinas afirma que ele é pai de pelo menos seis bastardos. A direita latino-americana – brasileira inclusive – assanha-se, porque Lugo é identificado com a democracia e a esquerda, palavras que causam ojeriza às elites regionais. E, pelo lado dos cristãos, o assunto reacende o debate sobre o celibato a que os seguidores do Vaticano se comprometem ao serem ordenados.

Em Mateus, 8:14, Jesus cura a sogra de Pedro (considerado pelos católicos seu primeiro papa) de uma febre – Pedro era, portanto, casado. Estudiosos afirmam que no início do cristianismo, o celibato era uma opção pessoal, geralmente adotada por eremitas e monges.

Quando, em 313 d.C, o Imperador Constantino tornou o cristianismo fé oficial, os dirigentes cristãos passaram a ser pagos pelos seus serviços eclesiásticos e a gozar privilégios especiais na sociedade romana. Os bispos passaram a ser autoridade civil e jurídica. Os chefes da Igreja se tornaram hierarquia governante. Escreve o ex-padre John Shuster: “A igreja adotou a prática romana de permitir que somente os homens mantivessem a autoridade institucional. ... O celibato foi criado”.

Segundo este autor, os romanos se abstinham “das relações conjugais, para conservar a energia, antes de uma batalha ou de um evento esportivo”, o que levou a que fosse ordenado aos padres “absterem-se de intimidade com suas esposas, na véspera da celebração das missas. ... o celibato foi estabelecido como o mais elevado estado de santidade e consequente supressão do sacerdócio casado”.

Em 366, o papa Damásio proibiu os padres de ter relações sexuais com suas (deles) esposas. Em 385, são Sirício abandonou esposa e os filhos para ser papa e proibiu os padres de continuarem casados. Ele enviou carta a Himério de Tarragona (10 de fevereiro de 385) considerando ser um “crime” gerar filho muito tempo depois da ordenação, mesmo “da própria esposa”; “estejam todos os padres e levitas obrigados, por uma lei indissolúvel, a consagrar-se à castidade de coração e de corpo desde o dia da ordenação”, insistiu, pois considerava os atos sexuais “apetites obscenos”. Dois anos após sua morte (que ocorreu em 399), outro santo católico, Agostinho, escreveu: “Nada é tão poderoso para neutralizar o espírito de um homem como a carícia de uma mulher”.

Como em outros mistérios, foram interesses bastante terrenos que levaram a Igreja a investir contra o casamento dos integrantes da sua hierarquia, do padre ao papa e às mulheres que aderiam ou lhe eram entregues na condição de madres e freiras. No concílio de Trento, ocorrido entre 1545-63, o celibato foi adotado como regra. Segundo alguns estudiosos, para evitar que a Igreja perdesse posses em eventuais disputas de herança. A favor dessa tese, está o fato de que o papa Urbano II (ele legislou de 1088 a 1099) ordenou a prisão dos padres casados que ignorassem a lei do celibato e determinou a venda de suas esposas e filhos como escravos, com o dinheiro destinado à Igreja, para suas divinas obras. Daí a prática de padres que colocam suas posses em nome de familiares próximos (pais, irmãos, tios, primos), como forma de evitar que a Igreja açambarque tudo.

A fertilidade do ex-bispo e atual presidente paraguaio levou a que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Assembleia Geral em Indaiatuba, interior paulista, desde o dia 20, resolveu voltar a discutir (e, tudo indica, reafirmar) o celibato. O presidente da entidade, dom Geraldo Lyrio Rocha, inimigo da educação sexual nas escolas e do uso de camisinha (esta sua orientação parece ser seguida, ao menos às vezes, pelo paraguaio...) lamentou os episódios envolvendo seu ex-parceiro de batina.

Os que têm fé que continuem insistindo na ignorância sexual e descartando o uso da camisinha. Mas, convenhamos, Vinícius e Toquinho têm razão: “É tudo uma total insensatez”..

*Carlos Pompe, Jornalista e Curioso do mundo.

CRENTE NA LUTA DO POVO


NA SEMANA QUE COMPLETA 3 ANOS DA MORTE DO VELHO AMIGO E COMBATENTE CHICO CRENTE, REPRODUZO UM ARTIGO QUE ESCREVI NO DIA QUE TOMEI CONHECIMENTO QUE SEU CORAÇÃO ACABARA DE PARAR


CHICO CRENTE, UM GRANDE CAMARADA!

24 de Abril, dia do aniversário de Tarauacá, era meio dia, o telefone toca, em seguida vem logo a noticia: “Batista aqui é a Célia, o papai terminou de morrer”. Não foi qualquer notícia, fiquei sem resposta. Morre aos 84 anos, um grande companheiro, liderança sindical e militante leal do Partido Comunista do Brasil. Conheci o Chico Crente em 1989, em uma reunião do sindicato, no seringal Sumaré. No meio dos trabalhadores, identifiquei um velho com uma fisionomia diferente, uma expressão forte, mais ou menos parecida com um índio Apache.
Uma voz mansa e de sábio, como se soubesse todas as nossas intenções, começou a falar tudo que eu queria ouvir. Organizar o sindicato, abolir o pagamento da renda, fortalecer a voz dos trabalhadores rurais para lutar por transporte, saúde, educação e dignidade. Saí daquela reunião, certo de que tinha encontrado uma liderança e um amigo para lutar por um Tarauacá mais justo. Foi exatamente isso que aconteceu. Chico foi um lutador fiel até o último dia da sua vida.
Francisco Máximo Moura, o Chico Crente, era brincalhão, observador e leal. Cumpria rigorosamente todas as tarefas que eram lhes designadas. Nos momentos mais difíceis, nas minhas andanças pelo Rio Tarauacá, foi meu principal companheiro. Sem ele, a viagem ficava sem graça e os sonhos sem ousadia. São muitas as suas histórias, impossível de recordar todas nesse momento de tantas saudades. Chico nunca faltava uma reunião, no dia certo ele chegava, remando ou varejando, chovendo ou fazendo sol.
Nas campanhas eleitorais do partido, ele era o mais entusiasmado, passava dias viajando Rio acima, como um viajante da esperança, um militante Máximo. Um dia, a pedido do partido, Chico Crente aceitou se candidatar a vereador pelo município do Jordão. No dia da eleição, avaliando que suas chances não eram muito reais, decidiu votar em outro candidato a vereador do partido, a maior surpresa foi quando terminou a apuração, Chico perdeu por um voto! Se tivesse votado nele mesmo seria vereador. O PCdoB participava de uma coligação com outros partidos e ele achava que o partido não podia terminar aquela eleição sem pelo menos um vereador eleito. Chico enxergava longe, via que os interesses do partido e do povo eram bem maiores que os seus.
Certo dia, em uma manifestação dos trabalhadores rurais, reivindicando melhorias para a zona rural, eu, junto com outros companheiros, fomos presos pela polícia, a cidade foi sitiada e ninguém podia passar na rua da delegacia. Chico Crente, com sua paciência peculiar, tentou romper o bloqueio, o soldado perguntou a ele: “O senhor quer ir pra casa ou quer ir preso”? Ele, com firmeza e a mesma paciência, respondeu: “Vocês já levaram meus companheiros, podem me levar também”. Chico Crente era assim, leal, camarada, um exemplo de militante, que deixa muita saudade para todos nós.
Vai em paz, meu IRMÃO. Nós vamos continuar aqui, com teus amigos, lembrando e espalhando o teu exemplo e a tua lealdade.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Lula e Alan García: acordo para construção de seis hidrelétricas na Amazônia



A assinatura de um convênio de integração energética com investimento de pelo menos US$ 4 bilhões na construção de seis centrais hidrelétricas deverá marcar o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente Alan García, do Peru, na tarde de terça-feira, em Rio Branco (AC).

Na semana passada, o chanceler peruano José Antonio García Belaunde participou de uma reunião, no Brasil, com o chanceler Celso Amorim, segundo a imprensa peruana, para “revisar e impulsionar a agenda bilateral, além de preparar o próximo encontro presidencial que acontecerá no Acre”.

O embaixador brasileiro no Peru, Jorge Taunay, chegou a declarar que “o encontro será o maior desde o estabelecimento da parceria estratégica entre ambos os países”. O ato será a continuidade de um evento, a “Expo-Peru Negócio”, realizado no ano passado, em São Paulo, quando centenas de empresários brasileiros e peruanos demonstraram disposição para realizarem investimentos na região.

Após a reunião no Brasil, o chanceler peruano declarou que o convênio “servirá para criar um marco de intenções entre a Eletrobrás e a Electroperú, para a construção deste projeto de geração hidrelétrica que serviria basicamente para atender a demanda brasileira”.

De acordo com as fontes do governo peruano, as duas empresas estatais também assinarão um convênio para a interconexão elétrica da região da fronteira.

“Compromisso de Rio Branco”

É a primeira vez que os presidentes Lula e Alan García se reúnem na capital de um estado fronteiriço. Os temas de cooperação e desenvolvimento da faixa de fronteira deverão figurar entre os tópicos centrais da conversa entre os dois presidentes.

De acordo com a assessoria do governo brasileiro, o documento “Compromisso de Rio Branco” anunciará novas medidas para estimular o intercâmbio econômico-comercial, o desenvolvimento fronteiriço e a integração energética. Lula e García determinarão providências para eliminar obstáculos existentes ao fluxo comercial e econômico entre Estados e Regiões da faixa de fronteira.

Os presidentes deverão também participar do encerramento do Encontro Empresarial Brasil-Peru, que prevê rodada de negócios e mostras de produtos brasileiros e peruanos. O objetivo do Encontro Empresarial é desenvolver o comércio na região de fronteira, incentivando o desenvolvimento e a criação de empregos locais. Mais de 160 pequenos e médios empresários dos dois países já estão inscritos.

O intercâmbio comercial Brasil-Peru saltou de US$ 724 milhões, em 2003, para US$ 3,3 bilhões em 2008. O estoque de investimentos brasileiros no Peru já chega a mais de US$ 2 bilhões. Empresas brasileiras estão presentes naquele país, desenvolvendo projetos em áreas como infraestrutura e energia.

A inauguração da estrada Interoceânica, prevista para 2010, é o maior símbolo do esforço bilateral de integração. Ela foi planejada para aumentar o fluxo de pessoas com a integração da região mais ocidental da Amazônica Brasileira ao Pacífico, mas ainda não tem o menor impacto no fluxo de mercadorias entre os dois países.

A conclusão da Interoceânica significará o primeiro eixo multimodal Atlântico-Pacífico, destinado a garantir o acesso dos produtos peruanos ao Oceano Atlântico e o acesso dos produtos brasileiros ao Oceano Pacífico. Lula considera que a integração sul-americana deve ser parte essencial da resposta à crise internacional.

Narcotráfico

Com a construção da rodovia, nos últimos anos a ação dos narcotraficantes se intensificou na região. O Acre voltou a se destacar com uma das principais portas de entrada de cocaína no país, mas a assessoria do governo brasileiro anunciou que não está prevista a assinatura de nenhum acordo específico sobre esse assunto.

Lula partirá de Manaus (AM) às 9 horas da manhã de terça-feira com destino a Rio Branco. A reunião bilateral com o presidente peruano está marcada para às 11 horas. O encontro será seguido de reunião ampliada, assinatura de atos e de almoço, às 13h30.

Lula partirá às 15h30 para Cruzeiro do Sul (AC), no extremo-oeste brasileiro, onde participara da inauguração do aeroporto da cidade e assinará a ordem de serviço para construção de uma ponte sobre o Rio Juruá, como parte das obras da BR-364.

Por Altino machado,BLOG DA AMAZONIA

BANQUEIRO É INDICIADO POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA

PF indicia Dantas e mais cinco do Opportunity

Indiciados por evasão de divisas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, empréstimo vedado e gestão fraudulenta, eles se calaram ao depor, por orientação da defesa

Brasil

Eleição 2010

Lula volta a afirmar que Dilma é sua candidata

O presidente afirmou em Manaus que esta é sua posição pessoal. Sobre a quimioterapia para combater um câncer linfático, disse que a ministra vai combinar o tratamento de saúde com a coordenação do PAC

ELEIÇÃO NO EQUADOR

Equador, inédito: ''Revolução Cidadã'' vence no 1º turno
Além de reeleger o presidente no primeiro turno, fato inédito em duas décadas, o governo Rafael Correa fez a ampla maioria dos governos estaduais e municipais, e elegeu as maiores bancadas do Legislativo. Por Leonardo Wexell Severo, de Quito.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Hoje

O QUE TEM DE MELHOR EM TARAUACÁ É O POVO.


Tarauacá completa 96 anos. Estamos há quatro anos do centenário da nossa cidade. Nesta data é importante fazermos uma pausa para refletirmos se no presente, temos razões para festa e também, como podemos contribuir para no futuro, esse lugar venha ser bem melhor.

Sem duvida nenhuma, o que existe de melhor em Tarauacá é a capacidade do nosso povo para enfrentar adversidades que a realidade impõe. Continuamos sustentando os piores indicadores sociais do estado e do país. No presente, vivemos um retrocesso democrático e uma crise política e moral, situação que influência fortemente na nossa credibilidade e no agravamento dos problemas sociais.

Esse dias em Tarauacá, as insatisfações populares com o descaso da administração municipal é imensa. Em muitas reclamações, ouvi uma frase bastante recorrente: cada povo tem o governo que merece. Esse tipo de opinião, tenta responsabilizar o cidadão comum por todas as mazelas sociais existentes. É claro que existe uma parcela de responsabilidade do eleitor em todo esse processo, mas este é mais vitima que culpado.

O povo na verdade, com sua boa fé, é vitima da vigarice política e de um modelo econômico deformado e injusto, que só favorece a desonestidade e a ganância. Tarauacá não fica imune a essa cruel realidade. Muita gente diz: eu sofro, mas estou satisfeito porque os que foram enganados estão sofrendo mais eu. Sinceramente, esse tipo de mentalidade não contribui para elevar o nível de consciência cidadã e avançar nas transformações sociais que nossa cidade necessita.

Nesse momento é necessário o máximo de unidade do povo para lutar contra os verdadeiros responsáveis que atentam contra a grandeza da nossa história. Até mesmo os que realmente estão arrependidos, devem ser convidados para ajudar defender a nossa integridade e auto-estima. Aqui é nosso lugar. Quem ama Tarauacá não rouba nem maltrata. Cuida e defende. Luta decididamente para elevar o sonho e a esperança de dias melhores para TODOS OS TARAUACAENSES.

TARAUACÁ

O TEU RIO É A MAIS DOCE BANANÇA
DESGUANDO NO MEU CORAÇÃO
TUA PELE TRANSPIRA O AMOR
TUAS FONTES TRANSBORDAM PAIXÃO

NO JARDIM DA AMAZONIA ÉS A ROSA
TEU SEMBLANTE LUZ DE LAMPARINA
ÉS CANTIGA ÉS VERSOS ÉS PROSA
EMOÇÃO JÓIA RARA E MENINA

O TEU CÉU RESPINGADO DE ESTRELAS
COMO SE FOSSE UMA NUVEM DE PRATA
TEU LUAR DESCORTINA O AMOR
OS TEUS OLHOS PASTORAM A MATA

TARAUACÁ, BEÇO DOS SERINGAIS
POVO DOS MANGUARINS
DOS HOMENS DE IDÉAIS


Trecos da musica do poeta e cantor Sergio Sotto em homenagem a Tarauacá, minha eterna paixão.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

TA TUDO MUITO BOM, VAI TUDO MUITO BEM, MAS REALMENTE...TIREM SUAS CONCLUSÕES DESSA NOTICIA

AS VERDADES DO PREFEITO DE TARAUACÁ PUBLICADA NO JORNAL PÁGINA 20

A Tarauacá de hoje, é bem diferente da pequena e esquecida cidade de alguns anos atrás. Muitas foram as obras realizadas pela atual gestão, em vários setores, garantindo melhorias para as famílias do município.
Na Saúde, além da contratação de novos médicos, enfermeiros e outros profissionais, também foram construídos mais oito postos de saúde e adquirida uma balsa hospital para atender a comunidade ribeirinha.
Também foram feitos investimentos na pavimentação de ruas, com a construção de calçadas. Na Educação, foram construídas várias escolas, com a aquisição de modernos equipamentos, além de melhorias no salário dos servidores. Para garantir o desenvolvimento do município, o prefeito Vando Torquato investiu na abertura e manutenção de ramais, além da compra de equipamentos, como por exemplo, 10 barcos, para auxiliar no cultivo e no escoamento da produção.

"Temos muitos motivos para comemorar, pois nos últimos anos tivemos grandes conquistas trabalhando para com o povo e com o povo”, ( prefeito de Tarauacá Vando Torquato)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DISSE A GIMAR MENDES O QUE O POVO QUERIA DIZER

O Ministro Joaquim Barbosa e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, discutiram nesta quarta-feira, 22, durante sessão. Joaquim Barbosa acusou Gilmar Mendes de "destruir" a imagem da Justiça brasileira.

"Vossa excelência está destruindo a Justiça deste País e agora vem dar lição de moral em mim?", questionou Joaquim Barbosa e continuou: "Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade da Justiça.

Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar". O presidente do STF é natural do município de Diamantina, no MT.

Gilmar Mendes deu risada e, em seguida, respondeu: "Ministro Joaquim, Vossa Excelência me respeite!"

A PROFESSORA NÚBIA VANDERLEY MUDA O TOM DA POESIA

POESIA E LAMENTO

ALGO MUITO GRAVE ESTÁ ACONTECENDO EM TARAUACÁ. A POESIA DA FROFESSORA NÚBIA VANDERLEY É UMA ALERTA A TODOS QUE REALMENTE AMAM NOSSA TERRA. A POETISA NÚBIA,DESDE SUA INFÂNCIA, VEM EXALTANDO NOSSA CIDADE COM ALEGRIA EM SUAS POESIAS. HOJE PELA PRIMEIRA VEZ ELA MUDA O TOM DA SUA SATISFAÇÃO E ORGULHO DE SER TARAUACAENSE. VEJA ABAIXO.




Pra que tanta festa?


Tanto luxo e exibição?


Se em ti hoje nada presta


É só buraco, lama e lixo


Descontentamento, reclamação?


Se tu tivesses limpinha


Eu não diria nada não!


Mas, coitada!


Esta tão abandonada


Que até tenho vergonha


De dizer que sou tarauacaense.


Pra que show tão caro?


Pra que tanta queima de fogos?


Por que ostenta este teu lado,


Quando o que mostras


É uma cidade destruídaa bandonada.


Perdeste mesmo o valor...


Eu como cidadã que sou,


fico pasma de olhar.


Enfim, é certo mesmo o ditado


Cabível, mesmo com dó


"Por cima seda fina


Por baixo molambos só"!

Postado por Raimundo Accioly

GOVERNADOR BINHO MARQUES LANÇA PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL

38.900 famílias em todo o Estado serão beneficiadas com o PROACRE
21-Abr-2009
São US$ 150 milhões de investimento em programas que levam saúde, educação e produção sustentável aos locais mais isolados do Acre



Nesta quarta-feira, 22, às 14 horas, no auditório da Escola Estadual Armando Nogueira, o Governo do Estado do Acre e o Banco Mundial farão o lançamento oficial do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre - PROACRE.
O PROACRE é resultado do compromisso assumido pelo governador Binho Marques, de promover a inclusão social associada ao desenvolvimento econômico comunitário sustentável das famílias acreanas residentes nas Zonas de Atendimento Prioritário - ZAPs.

Nesse sentido, o Programa terá como foco a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ecológica-econômica das comunidades acreanas, possibilitando atender prioritariamente àquelas localizadas em zonas com maior urgência de atenção quanto ao acesso a serviços básicos de saúde, educação e desenvolvimento produtivo comunitário, especialmente, em áreas rurais nas Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Projetos de Assentamento, e a 10 rios de todo o Estado.

O Programa tem previsão de duração de seis anos, com estimativa de investimentos da ordem de US$ 150 milhões. Desse total, US$ 120 milhões serão financiados pelo Banco Mundial e os US$ 30 milhões restantes representam a contrapartida do Governo do Estado do Acre.

Sob esse foco, o PROACRE atuará em várias frentes, com ações envolvendo principalmente os seguintes setores: saúde, educação e produção sustentável. A execução do projeto estrutura-se de acordo com os seguintes componentes: (i) Serviços Básicos para Comunidades Isoladas; (ii) Inclusão Social e Econômica em Áreas Rurais; (iii) Empreendedorismo em Comunidades Urbanas Prioritárias; e (iv) Políticas Públicas e Fortalecimento institucional.

O evento contará com a participação de gestores estaduais e municipais, bem como representantes da sociedade civil, além de outros atores envolvidos, tendo em vista que grande parte das ações do PROACRE terão execução descentralizadas por meio de convênios, acordos de cooperação e outros instrumentos congêneres.

BRASIL

Lula está construindo um gigante regional único, diz 'Newsweek'



O Brasil vem se transformando na última década em uma potência regional única, ao se tornar uma sólida democracia de livre mercado, uma rara ilha de estabilidade em uma região conturbada e governada pelo Estado de direito ao invés dos caprichos dos autocratas. A afirmação é feita em artigo publicado na última edição internacional da revista americana Newsweek.

"Contando com a cobertura da proteção de segurança americana, e um hemisfério sem nenhum inimigo crível, o Brasil tem ficado livre para utilizar sua vasta vantagem econômica de seu tamanho dentro da América do Sul para auxiliar, influenciar ou cooptar vizinhos, ao mesmo tempo conseguindo conter seu rival regional problemático, a Venezuela", afirma o artigo.

Segundo a revista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "preside uma superpotência astuta como nenhum outro gigante emergente".

O artigo foi publicado menos de um mês após Lula ter aparecido na capa da Newsweek, com uma entrevista exclusiva à revista após seu encontro com o presidente americano, Barack Obama, na Casa Branca.

Poderio militar

A Newsweek observa em seu último artigo que enquanto outros países emergentes e mesmo os Estados Unidos contam com seu poderio militar como forma de afirmação, o Brasil "expressou suas ambições internacionais sem agitar um sabre".

A revista observa que quando há algum conflito na região, o Brasil envia "diplomatas e advogados para as zonas quentes ao invés de flotilhas ou tanques".

O artigo também comenta que o Brasil tem se tornado uma voz mais assertiva para os países emergentes nos temas internacionais, contestando por exemplo os subsídios agrícolas dos países ricos.

"Nenhum governo foi tão determinado como o de Lula em estender o alcance internacional do Brasil. Apesar de ter começado sua carreira política na esquerda, Lula surpreendeu os investidores nacionais e estrangeiros ao preservar as políticas amigáveis ao mercado de Fernando Henrique Cardoso internamente, para a frustração dos militantes de seu Partido dos Trabalhadores. Para a esquerda, ele ofereceu uma política externa vitaminada", diz a Newsweek.

Influência americana

A revista diz que os esforços brasileiros advêm da estratégia "não-declarada" de se contrapor à influência dos Estados Unidos e de dissipar as expectativas de que exerça um papel de representante de Washington", mas que nem por isso o país embarcou na "revolução bolivariana".

"Pelo contrário, Lula tem controlado a região ao cooptar os vizinhos com comércio, transformando todo o continente em um mercado cativo para os bens brasileiros", diz o artigo. "No fim das contas, o poder do Brasil vem não de armas, mas de seu imenso estoque de recursos, incluindo petróleo e gás, metais, soja e carne."A

A revista afirma que isso também tem servido para conter a Venezuela e que a provável aprovação próxima da entrada do país de Hugo Chávez ao Mercosul não é "um endosso aos desejos imperiais de Chávez, mas uma forma de contê-lo por meio das obrigações do bloco comercial, como o respeito à democracia e a proteção à propriedade".

"Isso pode ser política de risco. Mas as apostas estão nos brasileiros. Sem um manual para se tornar uma potência global, o Brasil de Lula parece estar escrevendo o seu próprio manual", conclui a Newsweek. Traduzido aqui na BBC Brasil E aqui na Newsweek

Por: Helena™ . Quarta-feira, Abril 22, 2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

MANIPULAÇÃO DA MIDIA

21 DE ABRIL DE 2009

Altamiro Borges: TV Globo e jagunços disparam contra o MST


O Fantástico, da TV Globo, disparou covardemente contra o MST na noite de domingo (19). Ao noticiar os violentos confrontos na Agropecuária Santa Bárbara, na região de Xinguara, no sul do Pará, ele acusou os sem-terra de terem invadido a fazenda, atirado em “seguranças” da empresa e de terem feito jornalistas de “reféns”, usando-os como “escudo humano” no meio de um tiroteio. Num espetáculo deprimente, a emissora exibiu cenas de sangue, agressões e humilhações. Só faltou acusar os líderes do MST de “terroristas” e “bandidos”. As imagens induziram a isto!


A TV Globo só não realçou que a fazenda ocupada desde fevereiro por 120 famílias de sem-terra pertence ao Banco Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, investigado por crimes financeiros e que se jacta da sua influência sobre a mídia. Também não explicou porque os quatro jornalistas chegaram ao local num avião fretado pela Santa Bárbara, o que poderia indicar a encenação de uma emboscada. E não esclareceu que os tiros diante das câmeras de TV foram disparados por jagunços contratados pela empresa — e não meros seguranças. Os jornalistas ficaram sempre atrás dos jagunços. Nem sequer entrevistaram os líderes do MST para entender as razões do conflito.

Uma emboscada televisionada

Diante desta abjeta manipulação, a coordenação do MST-Pará emitiu nota oficial, que também não foi divulgada pela emissora privada. Ela comprova que a violência neste final de semana foi provocada pelos jagunços de Daniel Dantas. “Os sem-terra não pretendiam fazer a ocupação da sede da fazenda e nem fizeram reféns. Nenhum jornalista nem a advogada do grupo foram feitos reféns pelos acampados”. Ela informa que na manhã do sábado, quando 20 sem-terra recolhiam palha para reforçar seus barracos, jagunços chegaram fortemente armados e passaram a provocar. “O trabalhador Djalme Ferreira foi obrigado a deitar no chão, enquanto os outros conseguiram fugir. Ele foi preso, humilhado e espancado pelos seguranças da fazenda de Daniel Dantas”.


No retorno ao acampamento, as sem-terra decidiram em assembléia realizar uma marcha. “Os jornalistas, que estavam na sede da Agropecuária Santa Bárbara, acompanharam o final da caminhada. Não havia a intenção de fazer os jornalistas de ‘escudo humano’, até porque os trabalhadores não sabiam como seriam recebidos pelos seguranças. Aliás, os jornalistas que estavam no local foram levados de avião pela Santa Bárbara, o que mostra que ela tinha tramado uma emboscada”. A própria Polícia Militar negou as notícias sobre “reféns” e “escudo humano”.


Segundo a direção estadual, “os trabalhadores do MST não estavam armados e levavam apenas instrumentos de trabalho e bandeiras do movimento. Apenas um posseiro, que vive em outro acampamento da região, estava com uma espingarda. Quando a marcha chegou à guarita dos seguranças, os sem-terra foram recebidos à bala e saíram correndo — como mostram as imagens veiculadas pela TV Globo. Não houve um tiroteio, mas uma tentativa de massacre. Nove trabalhadores rurais ficaram feridos pelos seguranças da Agropecuária Santa Bárbara. O sem-terra Valdecir Nunes Castro, conhecido como Índio, está em estado grave. Levou quatro tiros. Depois de atirar contra os sem-terra, os seguranças ainda fizeram três reféns”.

Queda de audiência e de credibilidade

Mais esta manipulação grosseira da TV Globo, desta vez a serviço do banqueiro Daniel Dantas, até poderia motivar a abertura de processo jurídico. Os sem-terra foram exibidos como bandidos, enquanto os verdadeiros bandidos permanecem em liberdade — inclusive com a ajuda de habeas-corpus do STF.


A edição do Fantástico, “a revista eletrônica da Globo”, foi totalmente distorcida, um exemplo do pior jornalismo. Isto talvez ajude a explicar a queda constante de audiência deste programa, que perde credibilidade a cada semana. Neste mesmo domingo, ele teve o pior Ibope desde que foi levado ao ar pela primeira vez em 1973. Alcançou apenas 19 pontos em São Paulo.



* Altamiro Borges é jornalista, editor da revista Debate Sindical e autor do livro As encruzilhadas do sindicalismo (Editora Anita Garibaldi, 2ª edição).

1792: O PODER COLONIAL ENFORCA E ESQUARTEJA TIRADENTES

21 de Abril - Dia do Tiradentes
Tiradentes é enforcado no Rio, esquartejado e declarado infame até a 3ª geração, devido à Conjuração Mineira de 1789. Seus pedaços são expostos no caminho das Minas, a cabeça em Vila Rica. Sua casa é demolida, no seu lugar ergue-se um "padrão de infâmia". O Império destrói o padrão mas não reconhece o herói. Só com a República o 21 de Abril vira dia da independência.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

NÃO HÁ MOTIVO PARA FESTA, EU NÃO SEI RIR A TOA



TRABALHO INFANTIL, NÃO DIGAM NUNCA: ISSO É NATURAL!!


A violência praticada contra a criança e adolescência têm raízes históricas, econômicas e culturais. Está relacionada com o processo de desenvolvimento civilizatório em cada país, cidade e comunidade. A declaração dos direitos da criança, proclamada pela organização das nações unidas em 1959, enumera uma serie de direitos e liberdades dos quais deve ser beneficiária toda e qualquer criança.

A constituição brasileira estabelece que até 16 anos incompletos, crianças e adolescentes estão proibidos de trabalhar. A única exceção a proibição constitucional é o trabalho na condição de aprendiz. Permitido a partir dos 14 anos, nas atividades que apresentem os requisitos legais para a aprendizagem profissional. Dos 16 aos 18 anos, o adolescente não pode trabalhar em horário noturno, em locais ou serviços considerados perigosos ou insalubres

O estatuto da criança e do adolescente é claro: governo, sociedade e a família, são responsáveis pela proteção da criança. Apesar de o Brasil ter as leis mais avançadas relativo à proteção da infância e os avanços conquistados, sua concretização em termos práticos, para o enfrentamento do trabalho infantil, se apresenta insuficiente, ou seja, sua efetiva erradicação se apresenta ainda muito distante.

Enxergar a infância e adolescência sob a ótica da proteção integral significa um processo de mudanças de valores culturais. Ainda persistem de forma muito forte, a visão de que o trabalho infantil para os filhos de famílias pobres é necessário para evitar o ócio e a marginalidade. Essa mesma visão conservadora defende também maioridade penal, ou seja, se um adolescente cometer um delito deve responder criminalmente nas mesmas condições de uma pessoa adulta. Uma criança delinqüente pode ser presa na mesma cela de um chefe de uma organização criminosa.

O trabalho infantil é uma das mazelas mais perversas da história da civilização. É uma distorção do sentido maior da infância, com grandes conseqüências nas outras fases do desenvolvimento da formação e da personalidade humana. Ha tempo de plantar, há tempo de cuidar e tempo de colher. Assim é a vida nas suas múltiplas fases, é necessário primeiro educar e preparar para o trabalho.A existência do trabalho infantil é mais cruel e pode até ser mais compreendido na zona rural, onde a realidade impõe maiores dificuldades de acesso do poder publico na implementação de políticas mais eficazes. O trabalho infantil na cidade, do modo que existe em Tarauacá é inaceitável, é omissão, é crime grave contra o futuro das nossas crianças.

Quem anda qualquer hora pelas nossas ruas vai encontrar crianças com caixa de engraxar nas costas perambulando e pedindo comida. Onde estão os pais ou responsáveis? Essa é uma pergunta que o poder publico municipal precisa responder. Se não responde, o ministério publico e a sociedade tem o dever de reagir, acionar o município e fazê-lo cumprir com sua obrigação. Cobrar à aplicação de medidas de proteção a infância, com políticas de educação, saúde, segurança alimentar e a promoção da cidadania infanto-juvenil.

Tarauacá precisa se levantar contra toda essa onda de sucessivos escândalos que nos envergonha e entristece. Analfabetismo, corrupção, fome, violência, crianças mendigando nas ruas, o avanço do trafico e do consumo de drogas, lama e lixo, esgoto á céu aberto. diante dos acontecimentos de cada dia, em que só reina as noticias negativas a respeito da nossa cidade, lembrando um pensamento de Bertolt Brecht, há todos os Taraucaenses, vos pedimos com insistência, NÃO DIGAM NUNCA: ISSO NORMAL. Precisamos cuidar do futuro das nossas crianças.




Chagas Batista.

MÚSICA DE BABY DO BRASIL EM HOMENAGEM AOS INDIOS BRASILEIROS


Curumim,chama Cunhatã Que eu vou contar
Curumim,chama Cunhatã Que eu vou contar

Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim

Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizesDa Terra Brasilis

Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abri
lMas agora eles só tem
O dia 19 de Abril

Amantes da natureza
Eles são incapazes
Com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar

Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra,fauna e flora
Pois em sua glória,o índio

É o exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria

Da alegria de viver!
Da alegria de viver!

E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente

Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Curumim,CunhatãCunhatã
Curumim
Terêrê,oh yeah!Terêreê,oh!