quinta-feira, 23 de julho de 2009

O MENINO ENGRAXATE AGORA É DOUTOR!

DOUTOR JANILSON

A LUTA PELA VIDA
NA HORA DE PEGAR O BISTURIR

REUNÃO EM BRASÍLIA COM PARLAMENTARES E AUTORIDADES FEDERAIS
DO SERINGAL MUCURIPE PARA O MUNDO
Janilson Lopes leite,Tarauacaense, 30 anos, nascido no Seringal Mucuripe. Morou ainda nos seringais Bom fututo, colombo, Guajará, Tamandaré e America no Rio Tarauacá. Veio morar na cidade já adolescente para estudar. Para manter Seus estudos trabalhou como engraxate, Vendedor de picolé e em uma oficina de Bicicleta.

A ousadia de vencer, "com a cara e a coragem", ainda muito jovem, saiu de casa para fazer um curso de Técnico Agrícola em Rancharia- são Paulo, escola onde o ex- Governador Jorge Viana Inciou seus estudos técnicos. Retornou a Tarauacá disposto a contribuir com seus conhecimentos e a luta politica e social. Ingressou no Partido comunista do Brasil e rapidamente transformou-se em um aguerido militante e membro da direção.

Durante o governo Jorge Viana foi nomeado coordenador chefe da secretária de produção, desatacando- se como bom técnico e gestor. Seu inconformismo com as injustiças sociais no seu município, resolveu ousar mais. conseguiu uma oportunidade para Sair do Brasil e estudar medicina em Cuba.

No país de Fidel. destacou-se como um dos melhores e mais articulado estudantes brasileiro. Lá foi eleito coordenador da associação dos estudantes brasileiros em Cuba, representando mais de 1000 acadêmicos. Como coordenador da associação, desenvolveu intensa luta pelo reconhecimento do diploma de medicina de Cuba no Brasil.

Durante 5 anos manteve estreito contato com a militância do Partido Comunista Cubano. coordenou a audiência em Havana, do estudantes Brasileiros em Cuba com Presidente Lula, veio ao Brasil Varias vezes reunir-se com representantes do congresso Nacional e o Ytamarati para fazer conversarções sobre sobre as reivindicações dos seus colegas e da associação.

Depois de muita Luta e persistência, essa semana janilson formou-se Médico na universidade de Havana, tendo sido aprovado com a segunda melhor nota da sua turma .Foi Vice-campeão, estar bom demais. afinal ele é vascaino, se fossem Flamenguista teria ficado em primeiro lugar. Sua Maê e toda a família estão orgulhosos, o menino engraxate agora é Doutor.

Estão orgulhosos Também todos os Tarauacaenses que sonham e lutam por uma Tarauacá Mais justa e feliz. Janilson é um Vencedor e voltára para sua terra para contribuir com seu conhecimento e compromisso, por uma saude mais humana. Certamente irá fazer história pelas causas justa do nosso lugar.

Que venha nos ajudar com as mesmas convicções que formaram sua consciência de homem coletivo. A exemplo de Doutor Thomé e Doutor Jasone- um não nasceu no Brasil e o outro não nasceu no Acre, mas hoje têm O respeito do povo de Tarauacá.
Venha para servir a causa do nosso povo mais sofrido, que não veja nunca a saúde com negócio para acumular património, mas fundamentante uma profissão para ajudar o nosso semelhante, cuidar das nossas crianças, dos idosos, dos homens e das mulheres que precisam de uma saúde publica de melhor qualidade.

Vencedor é quem vence para servir sua gente. Como diz o poeta: " Só é cantador quem trás no peito o cheiro e a cor de sua terra, a marcar de sangue dos seus mortos e a certeza de vida dos seus vivos". Parabéns menino!


2 comentários:

  1. Batista, concordo inteiramente com suas palavras, e alguns podem até pensar que sou suspeita....Bom, mas o que importa é que já faz 13 anos que conheço o Janilson e 9 que estamos juntos, e durante todo esse tempo só pude ter a certeza de que ele é um lutador, muito determinado em tudo o que faz, e principalmente, consciente das causas justas. Tenho a certeza de que será um ótimo profissional de saúde, e que o povo tarauacaense sempre se orgulhará desse filho da terra.
    Glaucia

    ResponderExcluir
  2. O Janilson sempre foi um jovem que fez a diferença.
    Parabéns Janilson!

    ResponderExcluir