sexta-feira, 3 de julho de 2009

Letalidade da gripe suína cai para 0,4%

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou neste domingo,dia 28, a primeira morte relacionada ao vírus Influenza A (H1N1) no País. Trata-se de uma pessoa adulta do Rio Grande do Sul, que esteve na Argentina por sete dias. No Brasil, já há 627 casos confirmados de gripe A ou suína. Desses, quase todos já tiveram alta ou estão em recuperação.

“No Brasil, a doença continua limitada e sem sustentabilidade”, afirma Temporão. “Isso significa
que no País, até agora, somente foram registrados casos de pessoas que viajaram ao exterior ou que tiveram um contato próximo com elas."

"No Brasil, a maior parte dos casos é leve e tem evoluído para a cura", acrescenta Temporão. "Há uma percepção, em todo o mundo, de queda da letalidade relacionada ao novo vírus. Atualmente, na faixa de 0,4%. No Brasil é de 0,16%."

CUIDADOS BÁSICOS
O vírus da gripe suína, como já dissemos várias vezes, é transmitido da mesma forma que o da gripe sazonal: por gotículas que são expelidas quando a pessoa infectada fala, espirra ou tosse. E as medidas de prevenção são as mesmas para o controle e prevenção da gripe sazonal e de outras doenças respiratórias.

Por isso, hoje o ministro Temporão voltou a insistir na necessidade de alguns cuidados básicos para evitar o contato com secreções e, conseqüentemente,a gripe suína:

* Lave frequentemente as mãos com água e sabonete. Faça isso, pelo menos: depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz.

* Evite compartilhar pratos, talheres e alimentos.

* Evite colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca após pegar mexer com dinheiro, pegar produtos no supermercado ou ter contato com superfícies que não estejam devidamente higienizadas.

* Cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar.

* Procure ter hábitos saudáveis, como alimentação adequada, ingestão de líquidos e atividade física.

Agora, se sentir indisposto (a), tiver febre alta, tosse ou dor de garganta, procure um serviço médico, principalmente se viajou para o exterior ou teve contato direto com pessoa que chegou há menos de 10 dias do exterior e apresente um desses sintomas. Avaliação médica e exame laboratorial poderão dizer se é gripe suína ou não. A maioria dos casos não é.

“Atualmente, recomendamos tratamento medicamentoso apenas para os casos em que, desde o início, os sinais e sintomas apontem para maior gravidade, e para os pacientes portadores de doenças crônicas, principalmente, onde a indicação de uso imediato da medicação é total”, avisa o ministro, que justifica. "O uso indiscriminado do medicamento para tratar pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1) poderá tornar o vírus mais resistente e abrir caminho para o surgimento de novas cepas, ampliando os riscos à saúde pública."

O novo protocolo de tratamento está em uso desde sexta-feira, dia 26.
Fonte: Blog da Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário