sábado, 25 de julho de 2009

CRUZEIRO DO SUL CONTINUA SENDO GASTIGADA PELA VELHA POLITICA CONSERVADORA

Cruzeiro do Sul Tem a melhor farinha do mundo, é uma cidade bonita de um povo com profundas raízes na sua formação original e singularidade. É chamada de a cidade mais "Bairrista da região. Tem um povo trabalhador e animado, mas continua sendo castigada pela velha politica clientelista e conservadora.

Hoje, andando pela cidade, conversei com pequenos comerciantes e moradores. Fiquei impresionado com a variedades de produtos no mercado, os produtores rurais dão exemplo de força e criatividade. O Cruzeirense, como o Tarauacaense, tem orgulho de dizer que é originário de coração, mas a capital do Juruá continua também uma cidade desorganizada e sem um projeto local capaz de impulsionar transformações sociais mais profundas. Encontrei no centro da cidade muitas crianças pedindo esmolas e trabalhando como engraxates, como lamentalmente também acontece em Tarauacá.

E importante salientar que o governo da Frente Popular, têm investido pesado na Região, ainda assim, enfrenta sérias dificuldades e oposição das forças conservadora. Presenciei um Flagrante derespeito da administração municipal, a história dos Cruzeirenses, veja as fotos e texto do Deputado Edvaldo Magalhães abaixo.

catedral Nossa senhora da Glória, cartão postal da cidade
Novo aeroporto inaugurado recentemente pelo governo estadual e federal
Variedades de produtos no mercado
O "homem do óculo escuro". ele diz já está conhecido no Brasil Inteiro pela qualidade dos produtos que vende
Farinha de tapioca, biscoito de goma, biscoito de cupuaçú. rapadura, alfinin...
Quem vai a Cruzeiro do Sul vai ao mercado comprar algum desses produtos



UMA AGRESSÃO DESENCABIDA

Sem consultar as instituições de estado, a prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou a demolição do monumento alusivo ao centenário de fundação da cidade construído pelo governador Jorge Viana em 2004 em parceria com o então prefeito César Messias.

Ali foram enterrados documentos (Ata, mensagens ao próximo centenário, cartas...), uma grande bandeira da cidade assinada por muitos dos presentes conduzida durante a caravana do centenário que deslocou-se de Rio Branco pela BR 364 organizada pelo desembargador Arquilau de Castro Melo e eu.

A estátua do Marechal Thaumaturgo Azevedo em bronze, inclinado ao fixar a bandeira do Acre naquelas terras integra o monumento. A catedral de Nossa Senhora da Glória ao fundo compõe o cenário.

Recentemente um supermercado fora construído nas proximidades e um zunzum instalou-se. Consta que muita pressão estaria acontecendo para liberar a área a fim de garantir espaços para estacionamento. Ano passado um vereador entrou com projeto de lei neste sentido. Não foi reeleito.

O fato é que a forma como se iniciou a destruição do monumento é reveladora do descaso. Sem nenhum cuidado com a história. As fotos são flagrantes. Mochilas penduradas à estátua, um largo chapéu faz parte do clima de deboche.

Lamentável. A transferência de documentos históricos e símbolos não é nenhum pecado. Desde que feito de forma respeitosa, estudada e tomando todos os cuidados que se precisa ter com nossa história.

Ao final da tarde de ontem a polícia foi acionada para impedir a continuidade da demolição. O impasse está formado. Que é isso???


Nenhum comentário:

Postar um comentário